5º Festival SESI de Robótica é encerrado com premiações para equipes do RJ

Mais de 45 mil pessoas acompanharam as atividades
Equipes das Escolas Firjan SENAI SESI da capital e da cidade de Resende estão entre as vencedoras Foto: Divulgação
Equipes das Escolas Firjan SENAI SESI da capital e da cidade de Resende estão entre as vencedoras Foto: Divulgação

Mais de 45 mil pessoas acompanharam as atividades do 5º Festival SESI de Robótica, diretamente da Arena Mané Garrincha, em Brasília. Organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o maior torneio de robótica do país foi realizado entre os dias 15 e 18 de março e contou com a participação de 100 equipes, com cerca de 2 mil competidores de escolas públicas e privadas de 20 estados brasileiros. Do Rio de Janeiro, marcaram presença 12 Escolas Firjan SESI. 

No último sábado, 18/03, foram anunciados os vencedores das categorias FIRST LEGO League Challenge (FLL), FIRST TECH Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools, que proporcionaram muita interação e cooperação entre os robotiquers. 
 

Na FIRST Robotics Competition (FRC), equipe de Resende levou o prêmio

O time a receber o primeiro troféu para as Escolas Firjan SESI foi a Nine Tails, de Resende, que levou para casa o prêmio Rookie All-Star Award. Eles receberam a menção na categoria que propõe uma competição de robôs que podem chegar a ter 55kg. Esta é a primeira vez que a Nine Tails participa da categoria. 

A coordenadora de educação básica da Escola Firjan SESI Resende, Ana Paula Lemos Oliveira, explica que esse troféu busca celebrar a equipe novata que mais compreendeu os valores e a missão de um time de FRC e tem grande potencial de gerar impacto positivo na sociedade por meio da ciência e da tecnologia. 

“Ele se dedica aos grupos que conseguem realizar um excelente trabalho com ações sociais, que é o grande por que dos torneios existirem. Precisamos transformar a vida das pessoas, levar a robótica às crianças. Nós fizemos um trabalho forte nas escolas públicas de Resende, o que acredito ter sido nosso diferencial”. 
 

Na FIRST TECH Challenge (FTC), Jacarepaguá é campeã na competição de robôs

Duas partidas marcaram a final da FTC, das quais participaram a equipe Alpha Byte, da Escola Firjan SESI Jacarepaguá. Em aliança com outras duas equipes – a Agro Tech, de Concórdia (SC) e a Cavalo Vendado, de Erechim (RS), a Alpha Byte se consagrou como membro da Aliança Vencedora na competição de robôs de porte médio proposta pela categoria. 

Presente em todos os dias do evento, a analista de educação da Firjan SESI Simone Caires destaca a importância dos prêmios conquistados e a oportunidade dada a muitos estudantes para participarem de um evento desta magnitude. “Temos alunos que nunca haviam andado de avião ou viajado para outro estado. Podemos perceber a felicidade nos olhos deles. Por isso, falamos que a robótica é muito mais que robôs. A gente quer possibilitar a esses estudantes conhecer novos horizontes, saberes e culturas. O Brasil todo esteve no Festival”, destaca. 

FTC

PRÊMIOS PRINCIPAIS 
Prêmio Aliança Vencedora: Alpha Byte (Escola Firjan SESI Jacarepaguá) + Agro Tech (Concórdia – SC) + Cavalo Vendado (Colégio Marista – Erechim – RS)

FRC

PRÊMIOS TÉCNICOS
Rookie All-Star Award: Nine Tails (Escola Firjan SENAI SESI Resende). 

Confira todos os premiados no 5º Festival SESI de Robótica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
  • http://sv10.hdradios.net:8376/stream
  • NValley Play